segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Sônia Braga é eleita uma dos 25 melhores atores do século

 Rangel Querino

Sônia Braga
Sônia Braga foi eleita na lista dos 25 maiores atores do século 21 (Imagem: Reprodução / Instagram)

A atriz Sônia Braga figurou entre a lista dos 25 maiores atores do século 21, eleita pelo jornal The New York Times. Manohla Dargis e A.O. Scott, os dois críticos que organizaram o ranking, destacaram o desempenho da artista no cinema, especialmente nas obras do pernambucano Kleber Mendonça Filho Aquarius (2016) e Bacurau (2019).

Braga se encaixa perfeitamente no realismo maravilhoso e despreocupado do diretor Kleber Mendonça Filho. Nessa vez vendo o filme, porém — parcialmente influenciada por um capítulo chamado O Cabelo de Clara — percebi como Braga rearruma sua cortina opulenta de cabelo”, disse Dargis sobre o trabalho da artista em Acquarius.

Scott, por outro lado, lembrou-se do trabalho da atriz em Bacurau. “Suas habilidades se manifestam de um jeito totalmente diferente em Bacurau, uma alegoria loucamente fantástica (e violenta) com toques de ficção científica do Brasil em crise que se afasta do realismo dos outros filmes de Mendonça sem abandonar suas paixões políticas ou seu humanismo“.

Ela interpreta Domingas [em ‘Bacurau’], uma médica de uma pequena cidade com problemas com bebida e uma personalidade às vezes abrasiva – um papel cômico e sem glamour que ninguém mais poderia ter desempenhado com tanta profundidade e graça. Ou, como disse Mendonça: ‘Em uma sinfonia, ela seria o piano”, acrescentou.

Ao longo de sua carreira, Sônia Braga participou de mais de 40 produções cinematográficas. Dentre outros nomes que acompanham o da brasileira estão Gael Garcia Bernal, Catherine Deneuve, Joaquin Phoenix, Viola Davis, Nicole Kidman e Keanu Reeves. Já nas três primeiras posições figuram Denzel Washington (1º), Isabelle Huppert (2º) e Daniel Day-Lewis (3º).

Fonte:RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados