Por Vanessa Fernandes, Juliana Dama e Valéria Oliveira
O eleito derrotou Ottaci, que ficou em segundo lugar com 20.032 votos, equivalente a 14,64%. Arthur tirou 96.760 votos a mais que Ottaci. A contagem final foi atualizada às 19h30 no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atual vice-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique teve como braço direito na campanha a prefeita Teresa Surita (MDB). Durante a corrida ao pleito, o prefeito eleito teve como principal lema "continuar o trabalho da atual gestão."
"É um sentimento de alegria e satisfação muito grande. A cidade de Boa Vista passou por uma transformação nos últimos oito anos de gestão da Teresa, uma gestão da qual eu fiz parte como secretário de Tecnologia, Educação e vice-prefeito. Hoje a população mostrou que a política tem que ser feita mostrando resultado, melhorando a vida das pessoas, que foi o que nós fizemos nesses oito anos", afirmou, logo após a vitória.
Arthur Henrique fala com a imprensa após ser eleito prefeito de Boa Vista — Foto: Vanessa Fernandes/G1 RR
Arthur Henrique tem 39 anos e não declarou patrimônio ao TSE. Casado e pai de quatro filhas, ele tem ensino superior incompleto. Ele também já atuou como titular da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital de Boa Vista de 2013 a 2016. Nas eleições de 2016, ele concorreu com Teresa, que, à época, foi reeleita com 79,39% dos votos.
O vice de Arthur é Cássio Gomes, de 45 anos. Até outubro, Arthur tinha como vice a candidata Edileusa Loz (MDB), de 57 anos. Edileusa, no entanto, morreu vítima da Covid-19 , após quatro dias internada no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Na festa da vitória, Arthur Henrique discursou ao lado de Teresa, do vice eleito e também do ex-senador e companheiro de partido, Romero Jucá. O prefeito eleito se pronunciou no comitê da campanha, no bairro São Vicente, zona Sul de Boa Vista.
"Quero agradecer a todas as pessoas de Boa Vista que confiaram no nosso trabalho, e dizer para todos eles que vou fazer um governo que olha para cada um, que olha principalmente para aqueles que mais precisam. Vamos continuar melhorando a educação, a saúde, a infraestrutura da cidade, olhando para as pessoas, que é o que realmente importa. Obrigado Boa Vista, por reconhecer o nosso trabalho e fica aqui o meu compromisso de fazer uma grande gestão nos próximos quatro anos", disse Arthur.
O prefeito eleito também lembrou de Edileusa durante seu discurso no palco. Ele também vestia uma caminha em homenagem a ela.
"A Edileusa teve um papel fundamental, não nessa campanha, mas nesses oito anos que eu trabalhei ao lado da Teresa. É uma pessoa que foi amiga, parceira, uma pessoa que eu sempre contei durante os oito anos, da mesma forma que eu contava com a Teresa. Uma pessoa que me fez crescer, me fez manter os pés no lugar certo a vida inteira, e que esteve ao meu lado. Foi uma das pessoas que mais me apoiou, desde que a Teresa me mostrou esse desafio. Ela sempre esteve ao meu lado, e eu sei que ela está ao meu lado até agora", afirmou.
Arthur Henrique discursa ao lado de Teresa Surita e do ex-senador, Romero Jucá — Foto: Vanessa Fernandes/G1 RR
Teresa Surita também fez um discurso de apoio a Arthur, durante a festa. Ela afirmou ter sido uma "campanha difícil" e atribuiu a vitória ao "reconhecimento do trabalho". Romero Jucá não discursou.
"Acima de qualquer coisa, foi realmente o reconhecimento do trabalho que a gente fez. Uma nova Boa Vista, é isso o que as pessoas querem e é isso o que nós queremos continuar fazendo. Um trabalho que possa fazer a nossa cidade cada dia melhor. Nós somos hoje a melhor cidade da região Norte, eu tenho certeza que o Arthur vai lutar muito para a gente ser a melhor cidade do Brasil", disse Teresa.
Líder nas pesquisas
Arthur fez parte da coligação "O Trabalho Continua, formada pelos partidos MDB, PMB e AVANTE. O candidato foi o que mais gastou com campanha eleitoral até 20 de outubro, conforme dados divulgados à Justiça Eleitoral.
Nas pesquisas Ibope divulgadas antes do segundo turno, Arthur liderava os percentuais de intenção de votos. Na última, divulgada, na quinta-feira (26), Arthur aparecia com 79% dos votos válidos, e Ottaci, com 21%. Já no anterior, Arthur tinha 67% das intenções de voto, e Ottaci, 19%.
Ottaci parabeniza Arthur
Logo após a derrota, Ottaci divulgou uma nota em que agradeceu os votos que recebeu e parabenizou Arthur.
"Agradecemos cada mão estendida, cada sorriso, cada abraço, cada olhar de esperança e fé na nossa caminhada. [...] Parabenizamos o candidato eleito, e reiteramos nosso anseio de transformar Boa Vista numa cidade melhor para todos."
Ottaci concorreu no pleito ao lado de Lenir Rodrigues.
Abstenção de eleitores
A eleição em Boa Vista teve 31,38% de abstenção (68.254), 3,06% votos brancos (4.566) e 5,25% votos nulos (7.833). Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), esta foi a primeira vez que a capital teve um segundo turno nas eleições municipais, pois possui mais de 200 mil eleitores. Boa Vista já tinha atingido a marca no pleito de 2016, no entanto, a candidata Teresa Surita, havia alcançado votos suficientes para se reeleger no 1º turno.
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário