Alexandre Ferreira (MDB) foi eleito, neste domingo (29), prefeito de Franca (SP) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, às 19h40, ele teve 57,62% dos votos pelo segundo turno e volta ao cargo depois de quatro anos. Foram 76.339 no total, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O candidato derrotou Flávia Lancha (PSD), que ficou em segundo lugar com 56.151votos - 42,38% do total.
O segundo turno em Franca teve 32,93% de abstenção, 7,17% de votos brancos e 9,87% de votos nulos.
Alexandre Ferreira (MDB) é eleito prefeito de Franca (SP) — Foto: Igor do Vale/G1
Resultado final da apuração
- Alexandre Ferreira (MDB): 76.339 votos - 57,62%
- Flávia Lancha (PSD): 56.151 votos - 42,38%
Conhecida como capital do calçado masculino, Franca é a segunda maior cidade da região de Ribeirão Preto (SP) com 355,9 mil habitantes. Para 2021, o orçamento projetado pela administração municipal é de R$ 948 milhões.
Perfil
Médico veterinário e professor universitário, Alexandre Augusto Ferreira é nascido em Ribeirão Preto (SP) e tem 52 anos. Ele vai comandar a Prefeitura de Franca pela segunda vez tendo como vice o Professor Everton de Paula (PRTB), de 70 anos. O patrimônio declarado dele à Justiça Eleitoral é de R$161.768,71.
Alexandre ingressou na vida pública em 1992 como servidor da Prefeitura, onde foi diretor da Vigilância Sanitária, da Vigilância em Saúde, além de secretário de Saúde e Desenvolvimento. Em 2012, foi eleito prefeito pela primeira vez e, em 2018, conseguiu a suplência para o cargo de deputado federal.
Nas eleições deste ano, foi ao segundo turno atrás da concorrente Flávia Lancha após conseguir 19,34% dos votos no primeiro turno.
Plano de governo
Em seu plano de governo, Ferreira prometeu ampliar as equipes de Estratégia da Saúde da Família, instituir o programa “TeleSaúde”, reequipar unidades e ampliar vagas em atenção psicossocial nas residências terapêuticas. Também mencionou reduzir a incidência de tuberculose e construir um prédio para abrigar um Serviço Especializado em ISTs, Aids e hepatite.
Sobre a necessidade de ampliação de leitos públicos e mais médicos, o candidato do MDB disse que o contrato da Santa Casa com o estado precisa ser revisto para que o número de leitos seja ampliado. Também afirmou que é necessário abrir concursos para contratar especialistas.
Na área da educação, prometeu adequar as escolas para a volta às aulas após a pandemia e realizar reintegração social da equipe de trabalho, alunos e familiares. Propôs também a criação de uma agenda virtual e sistema de internet wi-fi para as escolas, e aumento da prática da leitura e escrita com a compra de mais livros para o acervo literário da rede municipal.
Para acabar com a falta de vagas nas creches, Ferreira disse que vai contratar vagas nas unidades particulares para oferecê-las às crianças, principalmente aquelas com até 2 anos incompletos. Ainda dentro desse tema, afirmou que pretende reforçar o programa "Mais Creche".
Para auxiliar o setor calçadista, aposta que a retomada se dará a partir do momento em que as mercadorias estejam bem qualificadas no mercado internacional e acredita que somente em busca de novos mercados é que a cidade vai recuperar sua identidade.
Ainda dentro da economia, afirma que vai oferecer cursos de projetos do município como o Fundo Social, bem como fazer propostas para que empresas se estabeleçam e gerem mais empregos, e facilitar o acesso de microempresas a linhas de crédito.
Questionado sobre o problema das enchentes, Ferreira prometeu a criação de bolsões inundáveis, áreas projetadas para receber a água das chuvas antes do direcionamento para os córregos.
Na cultura, defendeu a criação do “Polo Cultural” como um local específico para o encontro da população, realização de oficinas, espaço de networking e workshops voltados para o aprendizado.
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário