sábado, 10 de outubro de 2020

Hubble registra imagem inédita de galáxia a 60 milhões de anos-luz

Hubble registra imagem inédita de galáxia a 60 milhões de anos-luz: veja (Foto: ESA/Hubble NASA, J. Lee and the PHANGS-HST Team; Acknowledgment: Judy Schmidt (Geckzilla))


O Telescópio Espacial Hubble da Nasa/ESA registrou esta belíssima imagem da galáxia NGC 1365, a 60 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Fornax (a Fornalha). A imagem foi feita pelos cientistas responsáveis pelo telescópio em parceria com uma equipe do observatório Alma, no Chile.

Como explicam os pesquisadores em comunicado, a galáxia é do tipo espiral barrada, que recebe esse nome por conta da separação entre seus "braços" que dá a impressão de que há uma barreira entre as partes do sistema. Na NGC 1365, os redemoinhos azuis e laranja mostram onde as estrelas acabaram de se formar e os locais empoeirados de futuros berçários estelares.

Enquanto isso, nas bordas externas da imagem, enormes regiões de formação de estrelas podem ser observadas. Já as regiões brilhantes em azul claro indicam a presença de centenas de estrelas "bebês" que se formaram a partir da coalescência de gás e poeira nos braços externos da galáxia.

Segundo os cientistas, a pesquisa ajudará a entender como a diversidade de ambientes galácticos observados no Universo próximo, incluindo NGC 1365 e outras galáxias parecidas com ela, influenciam a formação de estrelas e aglomerados. A expectativa é esclarecer muitas das ligações entre nuvens de gás frio, formação de estrelas e a forma geral e morfologia das galáxias.

Fonte:Revista Galileu



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados