/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/y/0AhQYFSy2LGpHGBT87vg/vw-pla-6.jpeg)
Painel do novo Volkswagen Nivus — Foto: Reprodução/Volkswagen
A Volkswagen revelou nesta quarta-feira (29) os detalhes do VW Play, central multimídia inédita que fará sua estreia no novo SUV Nivus. O modelo chegará às lojas ainda no primeiro semestre deste ano, posicionado entre Polo e T-Cross.
O sistema, totalmente integrado ao veículo, foca em conectividade e serviços em uma tela personalizável de 10 polegadas, com alta definição e sem botões físicos. Ele será complementar ao quadro de instrumentos digital Active Info Display, também com tela de 10 polegadas.
De acordo com o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, há planos para que o VW Play chegue em breve a outros modelos da marca.
Para ele, o compartilhamento da plataforma MQB, estrutura sobre a qual foram feitos o Nivus e os modelos mais recentes, como T-Cross, Polo/Polo Sedan e Golf, torna a instalação "muito simples" para o restante da linha.
Volkswagen Nivus chegará ainda no primeiro semestre — Foto: Divulgação/Volkswagen
Memória interna e foco em apps
Entre as principais novidades do VW Play estão a conexão do Apple CarPlay sem cabo (para o Android Auto permanece a forma convencional) e a memória interna de 10 GB para armazenar aplicativos, que podem ser baixados diretamente da loja de apps instalada no veículo.
Sem sistemas nativos de música e navegação, o modelo terá alguns aplicativos instalados de fábrica. Entre eles o Deezer, como aplicativo oficial de música, e o Waze, para navegação, além do delivery de comida iFood.
Volkswagem Nivus terá nova central multimídia e sistema 'VW play' — Foto: Divulgação
O app da Estapar, também já de série, ajuda a buscar estacionamentos próximos (e reservar vagas neles) e a realizar o pagamento da zona azul nas cidades onde a operação é administrada pela empresa. Os pagamentos serão feitos com cartão de crédito registrado no sistema.
A marca aponta que a quantidade máxima de aplicativos a serem instalados depende da memória interna e destaca a vantagem de não utilizar o armazenamento do smartphone do proprietário do veículo.
Home da central VW Play — Foto: Divulgação/Volkswagen
O sistema também será capaz de reproduzir vídeos em alta definição, com a garantia de que motorista, carona e passageiros do banco traseiro poderão assistir às imagens com a mesma nitidez. A marca diz seguir as normas de trânsito e, por isso, a reprodução só será possível com o veículo parado.
Outra novidade é o modo "valet", que bloqueia o acesso a informações pessoais do motorista e ao rádio. O desbloqueio é feito por uma senha previamente definida.
Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen
Sem perrengue
O VW Play também promete dar mais tranquilidade em situações que possam gerar dúvida ou medo.
Totalmente integrado ao veículo, ele explicará os detalhes caso alguma luz desconhecida se acenda no painel e indicará o que deve ser feito. Caso seja necessário, o sistema pode até realizar o agendamento da verificação em uma concessionária ou acionar um guincho.
VW Play mostra detalhes do carro, como revisão, abastecimento e oferece tira dúvidas — Foto: Divulgação/Volkswagen
Também será possível agendar uma revisão programada - o veículo avisará quando chegar a hora e mostrará os dias e horários disponíveis para que o proprietário escolha.
No campo de busca, além de realizar pesquisas por funções do carro, também será possível tirar dúvidas sobre, por exemplo, como instalar uma cadeirinha de bebê. Veja abaixo.
Sistema ensina passo a passo de funções do veículo, como colocar uma cadeirinha de bebê — Foto: Divulgação/Volkswagen
'Não vai atrasar um dia'
Questionado sobre o cronograma do lançamento do Nivus no mercado brasileiro, que poderia ser afetado pela pandemia do coronavírus, o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, garantiu que as datas estão mantidas e que o modelo "não vai atrasar um dia".
O modelo, que é o primeiro totalmente desenvolvido na América Latina, chegará primeiro ao Brasil, até o fim deste semestre.
'Mini-SUV-cupê' do Polo
Volkswagen Nivus — Foto: Reprodução/Volkswagen
Todas as configurações do Nivus serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e será sempre acompanhada do câmbio automático de 6 marchas.
Por causa das linhas, ele será maior e mais baixo do que o T-Cross. Serão 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do "irmão") e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos será de 2,57 metros, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB.
O destaque fica para o porta-malas de 415 litros - maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross, do que os 300 litros do Polo e do que os 393 litros do Chevrolet Tracker, principal novidade entre os SUVs compactos.
Volkswagen mostra seu próximo SUV, o Nivus — Foto: Divulgação
Todos os ajustes de direção e suspensão serão próprios para o Nivus, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional em relação ao Polo. Também em comparação com o hatch, a suspensão será elevada em 1 centímetro. As rodas serão de liga leve de 17 polegadas.
Tecnologias do andar de cima
A Volkswagen ainda não detalhou as versões do Nivus, mas garantiu que todas serão equipadas de fábrica com controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampas e sistema XDS+, que auxilia na trajetória de curvas em altas velocidades.
Outros itens tecnológicos estarão disponíveis, porém, estes deverão variar de acordo com os níveis de acabamento. Entre eles estão faróis e lanternas de LEDs, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão e alerta de distância do veículo à frente.
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário