/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/L/p/cRUtNjTOO53RBz0dxZKw/aeroporto-de-fortaleza-nao-recebera-voos-estrangeiros.jpg)
Aeroporto de Fortaleza está impedido de receber voos estrangeiros durante pandemia do novo-coronavírus, decide Justiça. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu nesta sexta-feira (27) a malha aérea essencial que se inicia neste sábado (28) e vai até o fim de abril. Em Fortaleza, apenas as companhias Gol e Latam farão voos, enquanto que a Azul suspendeu completamente as operações enquanto durar a crise do coronavírus. No Aeroporto de Juazeiro do Norte, apenas a Azul segue operando.
Segundo a Anac, além das capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, outras 19 cidades do País serão atendidas. Os voos foram distribuídos em frequências semanais com: 723 voos no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-Oeste e 75 voos para a região Norte.
"A distribuição dos voos atende a preocupação do Governo Federal de manter uma malha que continue integrando o País, com ajustes para que nenhum estado fique sem pelo menos uma ligação aérea", informou a Agência.
Redução
Casos de coronavírus no Ceará
Fonte: Sesa
Com a redução drástica de voos em março, em decorrência da pandemia do coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. A malha emergencial é 91,61% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período. Considerando a programação de Gol, Azul e Latam, a queda é de 56,06% das localidades atendidas, passando de 106 para 46. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241.
O diretor-presidente da Anac, Juliano Noman, reforça a importância da medida para a manutenção do transporte aéreo: “A aviação de vários países está parando por completo. O que estamos fazendo no Brasil é porque sabemos que o serviço aéreo é essencial para ajudar o País a superar esse cenário sem precedentes, permitindo o deslocamento de materiais, profissionais de saúde e das pessoas que ainda precisam viajar”.
Juntas as empresas aéreas operarão 1.241 voos semanais, sendo 483 voos da Latam, 405 voos da Azul e 353 voos da Gol.
Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário