Os projéteis foram lançados da Península de Hodo, na província de Hamgyong do Sul, na costa leste do país, disse o governo sul-coreano, de acordo com a agência local Yonhap. As autoridades sul-coreanas acrescentaram que estão monitorando a situação para verificar se haverá mais lançamentos.
Ainda de acordo com a agência, um porta-voz do Departamento de Estado afirmou dos Estados Unidos informou que o país já foi alertado sobre os lançamentos e também acompanha a situação.
Eles acontecem seis dias depois de a Coreia do Norte ter disparado dois mísseis balísticos de curto alcance, na primeira ação deste tipo desde maio, levantando mais dúvidas sobre as perspectivas das negociações de desnuclearização entre os EUA e a Coreia do Norte.
Os projéteis lançados nesta quarta seriam de modelo diferente dos da semana passada. Eles voaram 250 km segundo os militares sul-coreanos.
Projéteis foram disparados da costa leste da Coreia do Norte — Foto: Wagner Magalhães/G1
Na ocasião, a agência de comunicação norte-coreana KCNA afirmou que o lançamento tinha sido uma advertência à Coreia do Sul.
“Somos forçados a continuar desenvolvendo sistemas de armas super poderosas para eliminar as ameaças potenciais e diretas à nossa segurança nacional vindas do Sul”, disse o líder norte-coreano Kim Jong-un, de acordo com a KCNA.
O presidente dos EUA, Donald Trump, reagiu com tranquilidade ao teste do dia 26, dizendo que tratava-se de um "aviso" dirigido a Seul e não a Washington.
O presidente americano, que tornou a aproximação com Kim uma de suas prioridades de política externa, insistiu naquele dia que "não foi uma advertência aos Estados Unidos".
O Norte e o Sul "têm suas disputas" e os mísseis de curto alcance são "muito comuns", declarou Trump, acrescentando que sua relação com Kim é "muito boa".
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário