sábado, 29 de junho de 2019

GP da Áustria: Charles Leclerc mantém domínio e faz segunda pole position na Fórmula 1

GP da Áustria: Charles Leclerc mantém domínio e faz segunda pole position na Fórmula 1
Getty Images

Charles Leclerc segue dando as cartas na Áustria: o monegasco confirmou o excelente desempenho dos treinos livres e conquistou a pole position para a corrida deste domingo com o tempo de 1m03s003, novo recorde da pista de Spielberg. Leclerc acabou com 0s259 de vantagem sobre o segundo colocado, o líder do campeonato Lewis Hamilton. O inglês, no entanto, foi punido em três posições por ter atrapalhado Kimi Raikkonen no Q1 e caiu para quinto.

Com isso, Max Verstappen subiu para a primeira fila com a RBR e vai largar à frente de Valtteri Bottas, pole position dos dois anos anteriores em Spielberg. Já Kevin Magnussen (Haas) também foi punido com a perda de cinco posições por troca de câmbio e caiu de quinto para décimo. Lando Norris, da McLaren, foi beneficiado com as duas punições, a Hamilton e Magnussen, e subiu para quarto, sua melhor posição de largada na F1.
Pivô da punição a Hamilton, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) vai largar em sexto justamente ao lado de Hamilton na terceira fila. Curiosamente, o Homem de Gelo chegou a fazer um gesto obsceno quando foi atrapalhado pelo inglês. A quarta fila terá Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e Pierre Gasly (RBR).

O grande drama da classificação ficou por conta de Sebastian Vettel, que teve problemas com a pressão de água do motor e nem sequer completou voltas no Q3. O alemão ficou apenas em nono no grid, graças à punição de Magnussen.

Resultado do treino*

Resultado do treino classificatório na Áustria — Foto: Reprodução/FOMResultado do treino classificatório na Áustria — Foto: Reprodução/FOM
Resultado do treino classificatório na Áustria — Foto: Reprodução/FOM
*Lewis Hamilton foi relegado do segundo ao quinto lugar por atrapalhar Kimi Raikkonen; já Kevin Magnussen caiu de quinto para décimo por troca de câmbio; Nico Hulkenberg caiu de 12º para 17º por troca de componentes do motor; já Alexander Albon vai sair no fim do grid por troca de toda a unidade de potência.
Hamilton, Leclerc e Verstappen, os três primeiros no grid em Spielberg — Foto: Getty ImagesHamilton, Leclerc e Verstappen, os três primeiros no grid em Spielberg — Foto: Getty Images
Hamilton, Leclerc e Verstappen, os três primeiros no grid em Spielberg — Foto: Getty Images

Os três primeiros na pista

Leclerc, o pole position: "É um grande prazer pilotar este carro no limite. Estou muito feliz em trazer a pole position de volta para casa. Amanhã será muito difícil fisicamente e para o carro"
Hamilton, o segundo colocado: "Parabéns a Charles, ele tem sido rápido em todo o fim de semana e apenas não fomos capazes de acompanhá-lo. Tenho de lutar com os mais jovens"
Verstappen, terceiro no treino: "Com as novidades, o carro parece estar trabalhando melhor. Espero que possa dar aos fãs um grande resultado amanhã"

O que você precisa saber?

- Segunda pole position de Charles Leclerc na Fórmula 1 e na temporada 2019 - a outra foi no Barein.
- Ferrari conquistou a terceira pole no ano - Vettel saiu na frente no Canadá.
- Melhor posição de largada de Antonio Giovinazzi na Fórmula 1.
- Primeira vez que a Alfa Romeo vai largar com seus dois carros no Top 10 este ano.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Logo no começo do treino, Lewis Hamilton atrapalhou Kimi Raikkonen e recebeu como reclamação um gesto obsceno com o dedo médio... No Q1, o inglês inicialmente não conseguiu acompanhar a dupla da Ferrari, que, mesmo usando pneus médios nos dois carros, liderou com Leclerc.
Em seguida, Verstappen e Gasly, com pneus macios, se revezaram na segunda posição com Vettel. O holandês assumiu o segundo lugar a quatro minutos do fim, a 0s201 de Leclerc, enquanto a dupla da Mercedes ficava em oitavo com Hamilton e 12º com Bottas. Mas no finalzinho, Hamilton e Bottas pularam para segundo e terceiro, respectivamente, e Verstappen assumiu a liderança.
No fim, a briga pelas últimas vagas no Q2 teve um frustrado Daniil Kvyat, que foi atrapalhado por uma fila de carros e não se classificou. Além dele e dos já normalmente eliminados carros da Williams, os dois pilotos da Racing Point, Sergio Pérez e Lance Stroll, ficaram fora.
Eliminados:
16º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)
17º LANCE STROLL (RACING POINT)
18º DANIIL KVYAT (STR)
19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
20º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)
Resultado do Q1 na classificação na Áustria — Foto: Reprodução/FOMResultado do Q1 na classificação na Áustria — Foto: Reprodução/FOM
Resultado do Q1 na classificação na Áustria — Foto: Reprodução/FOM

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

A Ferrari adotou uma estratégia de pneus diferente em relação a Mercedes e RBR no Q2. Enquanto Leclerc e Vettel usaram pneus macios, Verstappen, Bottas e Hamilton fizeram suas melhores voltas com médios. Com isso, as táticas serão diferentes na prova deste domingo, ou seja, a Ferrari fará um primeiro trecho mais curto antes do pit stop, o inverso de RBR e Mercedes.
Entre os classificados para o Q3, a boa surpresa foi a Alfa Romeo, que colocou Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi em sétimo e oitavo lugares, respectivamente. Lando Norris avançou na nona posição, e Kevin Magnussen passou em décimo, mas perderá cinco posições no grid por troca de câmbio.
Também punido, Nico Hulkenberg cairá de 12º para 17º no grid, enquanto Alexander Albon, que trocou todo o motor, vai partir do fim do pelotão.
Eliminados:
11º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)
12º NICO HULKENBERG (RENAULT)
13º ALEXANDER ALBON (STR)
14º DANIEL RICCIARDO (RENAULT)
15º CARLOS SAINZ (McLAREN)
Resultado do Q2 na classificação na Áustria — Foto: Reprodução/FOMResultado do Q2 na classificação na Áustria — Foto: Reprodução/FOM
Resultado do Q2 na classificação na Áustria — Foto: Reprodução/FOM

Q3 - disputa pela pole position

Antes do Q3, a Ferrari viveu momentos de tensão, com os mecânicos trabalhando freneticamente no carro de Sebastian Vettel sob a supervisão de um comissário técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No entanto, não foi possível para o alemão voltar à pista, e ele teve de se conformar com o nono lugar no grid.
Na primeira rodada de tentativas, Leclerc continuou veloz e marcou 1m03s208, 0s351 à frente de Bottas, com Verstappen em terceiro e Hamilton em quarto. O monegasco seguiu muito feliz e melhorou ainda mais seu tempo na última volta, e Hamilton conseguiu arrancar a segunda posição, à frente de Verstappen, mas acabaria punido.

Fonte:Globoesporte.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados