sábado, 30 de março de 2019

Urusei Yatsura-Episódio 4-Kintaro No Céu de Outono/Vou Viver como Um Homem!(Legendado)

Urusei Yatsura (うる星やつら?), também conhecido como Turma do Barulho (no Brasil) e Lum (em Portugal), é uma série de mangá criada por Rumiko Takahashi, que foi publicada na revista Weekly Shōnen Sunday entre 1978 e 1987, e adaptada para uma série de anime, transmitida originalmente pela Fuji TV entre 14 de outubro de 1981 e 19 de março de 1986, além de 12 ovas e 6 filmes.

A série está disponível comercialmente em DVD, com legendas em inglês, lançada pela Animeigo. Alguns poucos volumes do mangá foram traduzidos para o inglês pela Viz.

A série também foi televisionada em vários países como França e Portugal.

Sinopse

Uma raça alien conhecida como Oni chega na Terra com a intenção de invadir o planeta. Ao invés de tomar o controle do planeta pela força, os Oni dão aos humanos pelos direitos sobre o planeta por meio de uma competição. A competição é uma variante do pega-pega (literalmente "o jogo do Oni" em japonês), no qual um jogador humano terá que tocar nos chifres do jogador Oni dentro de uma semana. O jogador humano selecionado pelo computador é Ataru Moroboshi, um altamente lascivo, extremamente azarado e estúpido estudante de ensino médio da cidade japonesa de Tomobiki, e o jogador Oni é a princesa Lum, filha do líder da tentativa de invasão.

Apesar da relutância inicial de participar da competição, Ataru fica extremamente interessado no jogo quando ele encontra Lum. Quando a competição começa, Lum surpreende todos por voar e Ataru se encontra incapaz de pegá-la. Antes do último dia de competição, a namorada de Ataru, Shinobu Miyake, encoraja-o, dizendo que vai se casar com ele se ele ganhar. No dia final de competição, Ataru ganha a competição por pegar a parte de cima do biquíni de Lum, que faz com que ela deixe de proteger seus chifres para proteger sua modéstia. Em celebração a sua vitória, Ataru expressa a sua alegria por ser capaz de se casar; entretanto, Lum mal-interpreta e acha que foi uma proposta e aceita na televisão ao vivo. Apesar do mal-entendido, Lum se apaixona por Ataru e passa a morar com ele.

Apesar da falta de interesse de Ataru em Lum (devido a imensa vergonha que o jogo trouxe a ele) e das tentativas para reatar o relacionamento com Shinobu, Lum interfere frequentemente e eventualmente Shinobu perde o interesse em Ataru. Mesmo assim, a natureza paqueradora de Ataru persiste, apesar da atenção constante de Lum. Lum tenta pará-lo, o que resulta em Ataru recebendo poderosos ataques de choque elétrico de Lum como punição. Duas características de Ataru são particularmente fortes: sua má sorte que atrai ele a todos os tipos de pessoas estranhas do planeta, do mundo espiritual e até da galáxia, e sua prodigiosa habilidade em suportar perigos físicos extremos e sair deles sem nenhum arranhão, além de realizar incríveis performances físicas como truques ninjas e para uma katana com suas mãos nuas.

Mais tarde Lum começa a frequentar a mesma escola que Ataru, apesar das objeções dele (ele se engasgou com a própria comida quando ele soube da notícia), desenvolvendo um grupo de admiradores entre os garotos da escola, incluindo Shutaro Mendou, um rico e bonito herdeiro de uma grande corporação que é objeto de interesse de todas as garotas de Tomobiki (que na verdade não é tão diferente de Ataru). Apesar do interesse romântico, nenhum dos admiradores de Li, arrisca magoá-la por tentar forçá-la a ficar longe de Ataru, embora isso não os impeça de tentar punir Ataru pelo seu comportamento e de interferirem a cada vez que os dois se aproximam.

Com o decorrer da série, Ataru desenvolve sentimentos pela Lum mas, por razões nunca explicadas, ele os nega até para sim mesmo e age impetuosamente com ela. Somente quando ele está quase certo de que vai perdê-la, ele mostra o quanto ele se importa com ela, algumas vezes pondo sua própria vida em perigo, quase em um nível suicida. Depois que o perigo passa, sua atitude idiota volta. Mais visivelmente no arco Produção de destinos, ele teve a oportunidade de construir o seu futuro ideal, onde ele era o mestre de um harém. Entretanto, enquanto visitava no seu futuro, ele descobriu que Lum tinha o abandonado por causa do mal tratamento que o "eu" futuro dele tinha dado a ela (para manter o harém dele, que se encontrava é um mero apartamento de seis tatames, ele vendeu todas as coisas delas, a fez encontrar um emprego de meio-período, dormir no teto, e parou até de alimentá-la), o Ataru atual não pensa duas vezes antes jogando este futuro fora. Similarmente, vendo o quão feliz Lum estava em um futuro onde eles se casavam, ele fez tudo o que pode para salvá-lo.

As histórias são, em sua maioria, sem conexão e muitas delas não mostram eventos que tenham algum efeito posterior na trama, com a maioria de suas histórias sendo concluídas sem explicação de como aconteceu o desenrolar delas, e voltando tudo ao normal na história seguinte. A história do mangá difere da do anime e dos filmes em alguns pontos. Um deles é que muitos personagens, que aparecem poucas vezes no mangá, viraram regulares no anime. Os melhores exemplos disso são os Lum Strormtroopers: Megane, Chibi, Perm e Kakugari. Enquanto no mangá eles aparecem somente nos dois primeiros volumes, sendo substituídos mais tarde por Shuutaro Mendou, no anime eles estão entre os personagens principais (principalmente Megane), preenchendo os papéis deles junto com Mendou. Outro exemplo é Ten, o primo incendiário de Lum, que no mangá somente aparece no sétimo volume, aparece no anime desde o terceiro episódio, com muitas histórias sendo modificadas para incluí-lo. Muitos dos episódios do anime são baseados em duas ou mais histórias postas juntas, e com alguns sendo histórias completamente novas e outras capítulos simples expandidos. Algumas histórias que no mangá são compostas de mais que um capítulo, no anime foram comprimidas em só um episódio. Finalmente, a ordem em que as histórias são contadas no mangá é diferente da do anime.

Além disso, Ataru e Lum são mais próximos no anime, dividindo muitos momentos românticos e mesmo se propondo beijar um ao outro algumas vezes (algo que nunca aconteceu no mangá). Entretanto, a relação deles no anime é muito mais complicada, por causa da diferença de ordem do anime em comparação ao mangá, e com isso, a não-lineação do desenvolvimento dos personagens. Com isso, em alguns episódios Ataru é extremamente (mas sutilmente) ligado a Lum, e tenta se livra dela para sempre em outros. O mesmo é aplicado para outros personagens. Por essa razão, o quadrado romântico entre Shinobu, Lum, Ataru e Mendou nunca veio a ter um fim, enquanto no mangá tem uma história onde Shinobu muda o interesse dela de Mendou para Inaba, um homem transdimensional que se veste como um coelho e que só aparece no anime no primeiro OVA e no quinto filme.

Nome do anime:Urusei yatsura
Nome Brasileiro:Turma do Barulho
Gênero:Comédia, ficção científica, romance, ecchi
Escrito por:Rumiko Takahashi
Editora:Shogakukan
Revista:Weekly Shōnen Sunday
Direção:Mamoru Oshii, Kazuo Yamasaki
Estúdio:Studio Pierrot & Studio Deen
País:japão
Canais:Fuji Tv e animax(Japão)/TVE Brasil(Brasil)/SIC e SIC Radical(Portugal)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados