sábado, 30 de março de 2019

Leclerc bate Vettel e se torna o primeiro monegasco na história a conquistar pole na Fórmula 1

Leclerc bate Vettel e se torna o primeiro monegasco na história a conquistar pole na Fórmula 1
Divulgação

Charles Leclerc entrou neste sábado para a história da Fórmula 1 ao se tornar no Barein o primeiro piloto de Mônaco a conquistar uma pole position. Na etapa final do treino classificatório, Leclerc cravou 1m27s866, superando o companheiro Sebastian Vettel em quase 0s3. A exemplo do que já havia acontecido nos treinos livres, o domínio da Ferrari foi absoluto, e em nenhum momento Vettel ou Leclerc foram ameaçados.

Mesmo com o conhecido modo de mapeamento de motor com mais potência na classificação, a Mercedes não passou da segunda fila, com Lewis Hamilton ocupando a terceira colocação, a 0s010 de Vettel, enquanto Valtteri Bottas, vencedor da corrida de abertura da temporada, na Austrália, foi o quarto colocado, 0s066 atrás do pentacampeão.

Max Verstappen foi o único piloto da RBR entre os dez primeiros, em quinto, e o grid teve boas surpresas no top 10, sobretudo a McLaren, que avançou ao Q3 com seus dois carros, Carlos Sainz em sétimo e Lando Norris em décimo. A Haas também teve um bom treino, com Kevin Magnussen ficando em sexto, dois postos à frente de Romain Grosjean. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) foi o nono.

Grid de largada

Grid de largada do GP do Barein — Foto: Reprodução/rede socialGrid de largada do GP do Barein — Foto: Reprodução/rede social
Grid de largada do GP do Barein — Foto: Reprodução/rede social

O que você precisa saber?

- Ferrari conquistou a quinta pole no Barein, igualando a Mercedes.
- McLaren não tinha os dois carros entre os dez primeiros no grid desde a Malásia, em 2017.
- Pela primeira vez Bottas foi superado por um companheiro de equipe na classificação no Barein.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

O domínio da Ferrari se repetiu no Q1, com Charles Leclerc superando novamente Sebastian Vettel, que deu uma grande travada de pneus. Assim como no terceiro treino livre, a diferença para as demais equipes foi enorme, com Hamilton em terceiro a sete décimos.
Diversos pilotos enfrentaram problemas de tráfego. No incidente mais gritante, Lando Norris foi atrapalhado por Romain Grosjean na última curva do traçado e reclamou bastante pelo rádio. O incidente foi investigado pelos comissários e ainda pode ser punido.
A disputa pelas últimas vagas no Q2 foi dramática. Pierre Gasly só avançou na última tentativa, enquanto Daniel Ricciardo respirou aliviado apenas quando a bandeira quadriculada já estava sendo agitada. Seu companheiro na Renault, Nico Hulkenberg, foi eliminado.
Eliminados:
16º Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
17º Nico Hulkenberg (Renault)
18º Lance Stroll (Racing Point)
19º George Russell (Williams)
20º Robert Kubica (Williams)
Resultado do Q1 na classificação no Barein — Foto: Reprodução/rede socialResultado do Q1 na classificação no Barein — Foto: Reprodução/rede social
Resultado do Q1 na classificação no Barein — Foto: Reprodução/rede social

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Charles Leclerc deu as cartas no começo do Q2 e fez o melhor tempo do fim de semana, com 1m28s046. Na primeira tentativa, Hamilton ficou meio segundo atrás, enquanto Vettel, atrapalhado pelo tráfego, chegou a estar em sexto lugar, a 1s1 do monegasco.
Vettel melhorou na sua última tentativa e pulou para segundo, mas ainda a 0s310 do companheiro de equipe, enquanto as Mercedes de novo ficaram em terceiro e quarto. A McLaren avançou ao Q3 com seus dois pilotos, assim como a Haas.
Daniel Ricciardo acabou eliminado ao ficar apenas 0s017 atrás de Kimi Raikkonen, mas a grande decepção foi mais uma vez Pierre Gasly, que não passou de 13º, enquanto o companheiro Max Verstappen se classificou em sétimo, 0s417 à frente.
Eliminados:
11º Daniel Ricciardo (Renault)
12º Alexander Albon (STR)
13º Pierre Gasly (RBR)
14º Sergio Pérez (Racing Point)
15º Daniil Kvyat (STR)
Resultado do Q2 na classificação no Barein — Foto: Reprodução/rede socialResultado do Q2 na classificação no Barein — Foto: Reprodução/rede social
Resultado do Q2 na classificação no Barein — Foto: Reprodução/rede social

Q3 - 12 minutos e disputa da pole

Na primeira rodada de tentativas, Leclerc marcou 1m27s958, mesmo tempo de Vettel na conquista da pole do ano passado, deixando Hamilton a 0s232 e Bottas a 0s377. Por ter dado uma volta a mais no Q2, Vettel teve uma tentativa a menos e ficou em situação delicada na briga pela pole.

Na última tentativa, Leclerc melhorou ainda mais seu tempo, enquanto Vettel garantiu pelo menos um lugar na primeira fila para minimizar o prejuízo de ser superado por um companheiro de equipe na sua - apenas - segunda corrida pela Ferrari.

Fonte:Globoesporte.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados