domingo, 31 de março de 2019

Emissora dos EUA pede desculpas após chamar Honduras, Guatemala e El Salvador de 'países mexicanos'

'Trump corta ajuda a 3 países mexicanos', diz texto da emissora Fox News — Foto: Youtube/Reprodução
'Trump corta ajuda a 3 países mexicanos', diz texto da emissora Fox News — Foto: Youtube/Reprodução


A emissora norte-americana Fox News se desculpou neste domingo (31) após um texto exibido no programa "Fox & Friends" chamar Honduras, Guatemala e El Salvador de "países mexicanos". As imagens viralizaram na internet, e o canal de televisão recebeu críticas.

O programa relatava o corte da ajuda do governo norte-americano aos governos de El Salvador, Guatemala e Honduras, todos na América Central, devido ao endurecimento na política migratória do presidente Donald Trump.
O texto que acompanhava a reportagem sobre o tema, então, dizia: "Trump corta ajuda dos EUA a 3 países mexicanos". Na correção, lida ao vivo no domingo, o apresentador Ed Henry se desculpou pelo gráfico "impreciso".
"Nós queremos esclarecer: o financiamento está sendo cortado para três países da América Central. Pedimos desculpas pelo erro", disse Ed.
Nenhum dos três países envolvidos é dependência do México. Deles, aliás, somente a Guatemala faz fronteira física com o território mexicano.

Trump endurece política migratória

Donald Trump visita o lago Okeechobee, na Flórida, nesta sexta-feira (29) — Foto: Nicholas Kamm / AFP
Donald Trump visita o lago Okeechobee, na Flórida, nesta sexta-feira (29) — Foto: Nicholas Kamm / AFP
O noticiário norte-americano – incluindo o que transmitiu a informação errada – vem exibindo reportagens sobre as recentes medidas tomadas por Donald Trump para diminuir a imigração ilegal nos Estados Unidos.
O governo norte-americano diz que os centros de acolhida na fronteira estão lotados, e há o plano de acelerar o ritmo das deportações até o fim da semana.
Trump pretende fechar a fronteira com o México, e anunciou o corte de ajuda para El Salvador, Guatemala e Honduras. Isso porque, segundo dados do governo dos EUA, a maioria dos imigrantes que tentam entrar por terra no território norte-americano vem desses países da América Central – problema que aflige, inclusive, o governo mexicano, que fica no meio do caminho dos migrantes.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados