quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Comissão vistoria barragens no Pantanal de MS e encontra irregularidades

Comissão vistoriando barragens no Pantanal de MS   — Foto: Imasul/Reprodução
Comissão vistoriando barragens no Pantanal de MS — Foto: Imasul/Reprodução


A comissão coordenada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, com a participação do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Corpo de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, entre outros órgãos, vistoriou nesta quarta-feira (30) nove barragens de contenção de rejeitos de minério em Corumbá, no Pantanal de MS.

A comissão visitou duas barragens da empresa Vetorial. Em uma delas, foram encontradas irregularidades que não foram especificadas pela força-tarefa.
Na sequência, a comissão vistoriou a barragem do Gregório, controlada pela Vale. A barragem é maior da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, com capacidade para 9 milhões de metros cúbicos, 30% menor que a de Brumadinho (MG).
A barragem do Gregório é classificada com potencial de dano entre médio e alto pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Foi classificada desta forma porque as estruturas estão próximas a assentamentos rurais e porque vazamentos podem levar rejeitos ao Pantanal. A empresa informou que cumpre toda a legislação sobre extração de minério. As outras seis barragens do Pantanal Sul-Mato-Grossense também pertencem a Vale.
Ao final da inspeção, ficou decidido que um diagnóstico da vistoria será divulgado em um prazo de 15 dias.
00:00/00:30
Barragens de alto risco em MS são vistoriadas

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog