/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/I/h/HleBz0RfKJH8KZl5Ha2g/imasul2.jpg)
Comissão vistoriando barragens no Pantanal de MS — Foto: Imasul/Reprodução
A comissão coordenada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, com a participação do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Corpo de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, entre outros órgãos, vistoriou nesta quarta-feira (30) nove barragens de contenção de rejeitos de minério em Corumbá, no Pantanal de MS.
A comissão visitou duas barragens da empresa Vetorial. Em uma delas, foram encontradas irregularidades que não foram especificadas pela força-tarefa.
Na sequência, a comissão vistoriou a barragem do Gregório, controlada pela Vale. A barragem é maior da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, com capacidade para 9 milhões de metros cúbicos, 30% menor que a de Brumadinho (MG).
A barragem do Gregório é classificada com potencial de dano entre médio e alto pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Foi classificada desta forma porque as estruturas estão próximas a assentamentos rurais e porque vazamentos podem levar rejeitos ao Pantanal. A empresa informou que cumpre toda a legislação sobre extração de minério. As outras seis barragens do Pantanal Sul-Mato-Grossense também pertencem a Vale.
Ao final da inspeção, ficou decidido que um diagnóstico da vistoria será divulgado em um prazo de 15 dias.
Barragens de alto risco em MS são vistoriadas
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário