A Penguim passou a ter 70% da empresa, e a família Schwarcz ficou com 30%.
A possibilidade de a Penguin assumir o controle majoritário da Companhia da Letras estava prevista no contrato de venda de 45% das ações da editora.
Em comunicado, a Companhia das Letras informou que Luiz Schwarcz continua como CEO da editora, e Lilia Moritz Schwarcz permanece como diretora.
"Estou confiante de que, em longo prazo, a situação macroeconômica brasileira vai melhorar", disse o CEO da Penguin Random House, Markus Dohle. "Agora, juntos, continuaremos a expandir ainda mais a Companhia."
Luiz Schwarcz em entrevista para Mario Sérgio Conti — Foto: GNEWS
A Companhia das Letras foi fundada em 1986 e soma 4,5 mil títulos no seu católogo. Em 2015, adquiriu o controle da editora Objetiva.
A Penguin Random House nasceu em 2013 por meio da fusão da Random House (Bertelsmann) com a Penguin (Pearson). O grupo britânico Pearson detém 25% da empresa. Em julho do ano passado, vendeu 22% da Penguin para a anglo-saxã Bertelsmann, que passou a ter uma fatia de 75% da empresa. A negociação foi de US$ 1 bilhão.
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário