sexta-feira, 8 de junho de 2018

Nasa mostra verdadeira 'Estrela da Morte'

A NASA publicou uma imagem incrível da gigante cratera Odysseus em Tétis, a lua gelada de Saturno.
A cratera tem aproximadamente 450 quilômetros de largura e um anel marcado por abismos íngremes e montanhas que se elevam em seu centro. À primeira vista, parece-se muito com a Estrela da Morte, como a conhecemos da saga "Guerra nas Estrelas".
A foto foi capturada em 17 de agosto de 2015, combinando várias imagens tiradas em luz visível com a câmera da sonda espacial Cassini, antes de finalizar sua missão e colidir com a superfície de Saturno. Foram tiradas a uma distância de aproximadamente 44.500 quilômetros de Tétis.
Lua gelada de Saturno
Segundo a NASA, Tétis tem duas características importantes: uma cratera de impacto gigante e um grande vale.
"Tal impacto poderia ter destruído um corpo sólido, o que sugere que a composição interna de Tétis estava parcialmente fundida quando isso ocorreu", disse a NASA. A borda da cratera e o pico central colapsaram em grande parte, deixando uma cratera superficial, e isso também sugere um terreno elástico o suficiente para mudar de forma.
A segunda característica principal da Lua, um vale chamado Ithaca Chasma (em homenagem ao país governado por Odysseus), estende-se aproximadamente do polo norte ao polo sul de Tétis. Tem 100 quilômetros de largura, entre três e cinco quilômetros de profundidade e se estende por 2.000 quilômetros.
Tétis é uma das 53 luas designadas que são conhecidas por girar em torno de Saturno.
Guerra nas Estrelas
Após a publicação da  imagem, publicações nas redes sociais comparavam a foto com a  Estrela da Morte, da saga "Guerra nas Estrelas".

Fonte:Jornal do Brasil,Sputnik e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog