quinta-feira, 14 de junho de 2018

Justiça alemã multa Volkswagen em 1 bilhão de euros no caso 'Dieselgate'

Motor turbo diesel da Volkswagen (Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann)
Motor turbo diesel da Volkswagen (Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann)

A Promotoria de Braunschweig, na Alemanha, impôs nesta quarta-feira (13) uma multa de 1 bilhão de euros para o grupo Volkswagen pela manipulação das emissões de gases em motores a diesel nesta quarta-feira (13).

A montadora alemã acatou a decisão e se declarou responsável pelas acusações no caso que ficou mundialmente conhecido como "Dieselgate", no qual milhões de carros foram manipulados para fraudar testes de emissões.
Localizada próxima a sede da empresa em Wolfsburg, a Procuradoria de Braunschweig considerou que houve descumprimento do dever de supervisão na divisão de desenvolvimento de agregados relacionados aos testes de veículos.
Desde meados de 2007 até 2015, 10,7 milhões de veículos com o motores a diesel irregulares foram vendidos nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em outros países foram vendidos com uma função de software ilegal.
O grupo Volkswagen aceitou a multa, após realizar sua própria investigação, e não vai tentar recorrer da decisão.

Acordo de US$ 25 bilhões nos EUA

Condenada por manipular as emissões de gases poluentes de seus veículos por meio de software, a empresa chegou a acordo com as autoridadas para pagar US$ 25 bilhões em multas e compensações pelos danos causados.
O acordo prevê a recompra total de 500 mil veículos na América do Norte, em processo que deve continuar até o final de 2019. Com tantos veículos recomprados, a empresa precisou arrumar espaço para guardar as unidades por todo os Estados Unidos.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog