terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Lewis Gilbert, diretor de três filmes de James Bond, morre aos 97 anos

Lewis Gilbert, em foto de 2000 (Foto: William Conran/PA via AP)
Lewis Gilbert, em foto de 2000 (Foto: William Conran/PA via AP)
O britânico Lewis Gilbert, diretor de três filmes da saga do agente secreto James Bond, morreu aos 97 anos nesta sexta-feira (23). A informação foi divulgada pela BBC nesta terça-feira (27).
O cineasta, que também dirigiu longas como "Como Conquistar as Mulheres" (1966) e "O Despertar de Rita" (1983), será enterrado esta semana em Mônaco, onde passou seus últimos anos, de acordo com informações veiculadas na imprensa britânica.
Gilbert foi indicado ao Oscar em 1967 por "Como Conquistar as Mulheres", o filme que transformou o ator Michael Caine em um grande astro, e foi condecorado como Comendador da Ordem do Império Britânico pela rainha Elizabeth II em 1997.
Durante a sua carreira, o cineasta foi responsável por três sequências da saga de James Bond: "Com 007 Só Se Vive Duas Vezes" (1967), "007 - O Espião Que Me Amava" (1977) e "007 Contra o Foguete da Morte" (1979).
Os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, responsáveis por vários filmes do agente secreto, expressaram em comunicado sua "enorme tristeza" pela morte do diretor.
"Lewis foi um verdadeiro cavalheiro. Fez uma enorme contribuição à indústria do cinema britânico e aos filmes de James Bond", afirmaram os produtores.
"Seus filmes (de James Bond) não são adorados apenas por nós, mas são considerados clássicos dentro da série. Vamos sentir muito a sua falta", afirmaram Michael G. Wilson e Barbara Broccoli na nota.
O ator e escritor britânico David Walliams também ofereceu suas condolências pela morte do diretor, e louvou no Twitter sua trajetória, "por toda a alegria" que ele levou a "milhões" de pessoas.
Gilbert nasceu em Londres em 1920 e trabalhou como ator infantil antes de começar a dirigir, um papel que assumiu pela primeira vez aos 25 anos, em um documentário sobre a falta de moradia no Reino Unido do pós-guerra intitulado "The Ten Year Plan".

Em 2002, Gilbert lançou seu último filme, "Before You Go", no qual voltou a trabalhar com a atriz Julie Walters, que foi indicada ao Oscar por sua interpretação em "O Despertar de Rita".

Fonte:G1 e EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados