terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Erdogan é criticado por falar a menina de 6 anos que ela pode ser mártir da Turquia


O presidente turco Recep Tayyip Erdogan foi criticado após dizer a uma menina de seis anos de idade, vestida com um uniforme militar, que ela seria honrada se fosse “martirizada” pela Turquia.
Erdogan viu Amine Tiras chorando enquanto discursava durante um congresso de seu partido na cidade de Kahramanmaras, no sábado (24), e pediu que ela subisse ao palco.
Após tentar consolar a menina beijando-a em suas duas bochechas, Erdogan disse ao público: “Ela tem a bandeira turca em seu bolso. Se ela for martirizada, se Deus quiser isso, ela será coberta com ela. Tudo está pronto”.
Algumas pessoas ficaram chocadas e usaram o Twitter para criticar o presidente.
Um usuário disse que era dever do estado proteger as crianças, não “matá-las”. Outro disse: “você não deseja morte para uma criança, você nunca diz: ‘se Deus quiser’”.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, beija a menina Amine Tiras, de 6 anos, durante congresso de seu partido na cidade de Kahramanmaras, no sábado (24) (Foto: Murat Cetinmuhurdar/Pool Photo via AP)
O ato dele acontece enquanto o sentimento nacionalista está em alta por uma ofensiva militar na fronteira contra combatentes sírios curdos afiliados aos rebeldes curdos que lutam dentro da Turquia.
Nas últimas semanas, crianças vestindo uniformes militares ou recitando poemas nacionalistas tem aparecido em muitos dos eventos dos quais Erdogan participa.
Yasar Okutan, um ex-ministro, acusou o presidente em uma entrevista na TV de usar essas crianças para ganhar votos em eleições presidenciais e locais em 2019 e questionou se ele diria o mesmo para sua própria neta.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, posa ao lado da menina Amine Tiras, de 6 anos, durante congresso de seu partido na cidade de Kahramanmaras, no sábado (24) (Foto: Murat Cetinmuhurdar/Pool Photo via AP)O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, posa ao lado da menina Amine Tiras, de 6 anos, durante congresso de seu partido na cidade de Kahramanmaras, no sábado (24) (Foto: Murat Cetinmuhurdar/Pool Photo via AP)
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, posa ao lado da menina Amine Tiras, de 6 anos, durante congresso de seu partido na cidade de Kahramanmaras, no sábado (24) (Foto: Murat Cetinmuhurdar/Pool Photo via AP)

Fonte:G1 e AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados