terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Páscoa de 2018 terá variedade maior para agradar todos os bolsos

Por Marta Cavallini
Salão da Páscoa apresenta lançamentos de 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
A Páscoa de 2018 virá com maior variedade de ovos para fisgar desde o consumidor disposto a gastar até aquele que só pretende comprar uma lembrancinha para não passar a data em branco.
Em feira promovida em São Paulo nesta terça-feira (23) para mostrar as novidades, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) novamente aposta na tradição do brasileiro de dar ovos de presente e se diz otimista neste ano com a retomada da economia.
Neste ano, o número de lançamentos está em torno de 130 – volume ligeiramente maior que os 120 do ano passado. Porém, bem menor que o de 2016, quando foram 147 lançamentos.
Salão da Páscoa apresenta tendências para 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Salão da Páscoa apresenta tendências para 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Salão da Páscoa apresenta tendências para 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Há maior diversificação de produtos, com as fabricantes misturando novos produtos com os tradicionais, e preocupação em oferecer opções que caibam no bolso de quem não tem dinheiro sobrando para comprar ovos caros. Os preços variam de R$ 1,20 a R$ 1.100,00.
De acordo com Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab, o otimismo vem após desempenho ruim no ano passado, com queda muito grande na produção.
Em 2017, foram produzidas 9 mil toneladas de chocolate para a data, o equivalente a 36 milhões de ovos – foi o pior ano para o setor em três anos. Em 2016, foram 14,3 mil toneladas e 58 milhões de ovos. Em 2015, foram 19,7 mil toneladas e 80 milhões de ovos.

A entidade ainda não tem os números da produção para a Páscoa deste ano porque as empresas ainda estão fabricando os produtos, nem os de vendas do ano passado. De 2015 para 2016, a queda nas vendas foi de 27%.

Menos empregos

O número de empregos temporários gerados para a produção da Páscoa caiu em relação aos anos anteriores. As empresas abriram 23 mil vagas para a fabricação e vendas. Em 2017 e 2016 foram abertas 25 mil e 29 mil vagas, respectivamente. Esse profissionais vão trabalhar no período entre setembro e março.
Para a Abicab, apesar da diminuição no número de postos de trabalho, o recuo em relação ao ano passado foi menos significativo que a queda registrada em 2017 na comparação com 2016. “As empresas ainda se mostram prudentes nas contratações, mas confiantes nos sinais positivos da economia. Vale lembrar que o setor se recupera de anos ruins”, aponta Fonseca.

Preços

Salão da Páscoa: preços em 2018 foram reajustados em linha com a inflação (Foto: Marcelo Brandt/G1)Salão da Páscoa: preços em 2018 foram reajustados em linha com a inflação (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Salão da Páscoa: preços em 2018 foram reajustados em linha com a inflação (Foto: Marcelo Brandt/G1)
As fabricantes de chocolates informaram que os preços dos ovos estão em média 3% mais caros, seguindo a variação da inflação oficial no ano passado – o IPCA ficou em 2,95%. A exceção é do Grupo CRM, dono da Kopenhagen e da Brasil Cacau, cujo aumento foi de 8% devido à variação dos preços das matérias-primas importadas.

Destaque das fabricantes

Salão de Páscoa 2018: maioria das fabricantes aposta em headfone como brinde (Foto: Marcelo Brandt/G1)Salão de Páscoa 2018: maioria das fabricantes aposta em headfone como brinde (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Salão de Páscoa 2018: maioria das fabricantes aposta em headfone como brinde (Foto: Marcelo Brandt/G1)
A maioria das fabricantes apostou em repaginações de ovos ou produtos já consagrados. Eles receberam embalagens de presente que remetem à Páscoa. A Nestlé, por exemplo, trouxe novamente o Surpresa, mas em novo formato e com novos brindes.
A Kopenhagen, para comemorar seus 90 anos, traz o ovo mais caro da Páscoa – ele pesa 5 kg e custa R$ 1.100. Para agradar as crianças, as marcas trouxeram brindes próprios, como a Cacau Show, ou licenciados, como a Lacta. O headphone está em destaque entre os brindes - ele está nos ovos da Kopenhagen, Cacau Show, Nestlé e Arcor.

Lacta

A Lacta este ano está trazendo 10 lançamentos entre os 25 produtos da Páscoa, número bem maior que do ano passado, quando foram dois entre 22. A data representa 40% da produção da empresa.
O destaque deste ano ficou por conta dos ovos que vêm dentro de latas, o Ouro Branco, Laka com Diamante Negro e Oreo. Segundo Marcela Mariano, diretora da categoria de Chocolates da Mondelez, dona da Lacta, a ideia da nova embalagem é “dar um caráter de presente”.
Para a criançada que gosta de tecnologia, a Lacta traz ovos da linha Transformers, Hotwheels, Guardiões da Galáxia, Barbie e Super Hero Girls com a opção de baixar aplicativos que trazem várias brincadeiras como confeitar ovos de Páscoa ou criar filmes de ação.

Nestlé

A Nestlé trouxe novamente neste ano o ovo Surpresa, sucesso de vendas no ano passado. Porém, para atender mais a criançada, já que no ano passado o ovo foi atração principalmente entre os pais nostálgicos que consumiram o chocolate na década de 1980, o produto vem com miniaturas de cães, gatos e dinossauros, que brilham no escuro, além de princesas em formato de luminária. O preço é de R$ 35.
O Kit Kat teve a linha ampliada e, além do ovo tradicional, tem a versão chocolate branco e a embalagem com seis barras de chocolate e um fone de ouvido com bluetooth. O Alpino vem em várias opções, como miniovos e coelhos. E o Prestígio vem com o coco misturado ao chocolate e não mais como uma camada em cima.
Kit Kat teve linha ampliada na Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Kit Kat teve linha ampliada na Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Kit Kat teve linha ampliada na Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
De acordo com André Laporta, gerente de marketing, este ano a Páscoa terá 20 itens, dois a mais que no ano passado, e deles, 13 são lançamentos. Seis itens custam até R$ 20, como alguns da linha Alpino e o tubo com 26 miniovos Surpresa.
Laporta explica que a Nestlé optou por reduzir o tamanho de alguns lançamentos para oferecer preços menores e trazer o consumidor para a marca. Um exemplo disso é o Alpino Dark, que tem a opção de 350 gramas e de 185 gramas.

Garoto

A Garoto apostou na repaginação de produtos consagrados como o Baton. Os destaques são a Fazendinha Baton, um ovo e uma vaquinha de chocolate. No kit vem bichinhos de papel que devem ser recortados e colocados dentro da embalagem, que se torna um celeiro para as crianças. Há ainda o ovo Baton com um copo que vem com um canudo que traz um espiral para a criança ver o líquido girar. Outro destaque é o ovo Negresco de 185 gramas.
Lançamentos da Garoto para a Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)Lançamentos da Garoto para a Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Lançamentos da Garoto para a Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Kopenhagen e Brasil Cacau

A Kopenhagen, que vem com 18 lançamentos, traz uma linha comemorativa de seus 90 anos, com destaque para o ovo ao leite de 5 kg, ao preço de R$ 1.100 – o produto mais caro da Páscoa e também o mais pesado.
Kopenhagen terá ovo de 5kg à venda por R$ 1.100 (Foto: Divulgação)Kopenhagen terá ovo de 5kg à venda por R$ 1.100 (Foto: Divulgação)
Kopenhagen terá ovo de 5kg à venda por R$ 1.100 (Foto: Divulgação)

Outro destaque é o ovo de 1 kg que vem com um colar da Pandora com um pingente onde é possível colocar vários minipingentes. O preço é R$ 500.
O fone de ouvido da linha Pixar com os personagens de Monstros e Os Incríveis é a atração para as crianças, além de um copo com luz piscante de LED do personagem da marca Lingato.
A Brasil Cacau apostou na linha premium, que traz os ovos com sabores de cocada branca, paçoquinha e chocopipoca (com pipoca dentro da casca). Para as crianças, a opção é um ovo cujo chocolate ao ser mordido traz a “sensação de explosões no ouvido”. Esse ovo vem acompanhado de uma garrafa de acrílico do desenho “Hora de aventura”. A marca é a que traz o produto com o menor preço da Páscoa. O ovo de 14 gramas com recheio de chocolate que custa R$ 1,20.

Cacau Show

Destaque da Cacau Show para a Páscoa de 2018 são os 'monstros' de brindes (Foto: Marcelo Brandt/G1)Destaque da Cacau Show para a Páscoa de 2018 são os 'monstros' de brindes (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Destaque da Cacau Show para a Páscoa de 2018 são os 'monstros' de brindes (Foto: Marcelo Brandt/G1)
A Cacau Show traz para esta Páscoa 14 novidades, três a mais que no ano passado. A empresa tem na linha infantil personagens próprios, não há licenciamentos. Os destaques são a linha Chocomonstros, que traz toucas, e a Chocobichos, que vem com luvas em formato de garras. Há ainda fones de ouvido que foram repaginados em relação ao ano passado e bolsa em formato de conchas. A marca trouxe também potes de porcelana e canecas onde podem ser colocados miniovos e trufas.


Ferrero Rocher e Kinder

A Ferrero Rocher traz o Grand Ferrero Rocher, que vem com 125 gramas de chocolate e pedaços de avelã com dois bombons dentro. A marca apostou ainda em embalagens especiais de Páscoa a preços mais em conta. O produto mais barato é o que traz três bombons Ferrero Rocher ou Raffaello e sai por R$ 9,90. O ovo mais caro da marca pesa 365 gramas e custa R$ 70.
Ferrero Rocher apresenta lançamentos para a Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brand/G1)Ferrero Rocher apresenta lançamentos para a Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brand/G1)
Ferrero Rocher apresenta lançamentos para a Páscoa 2018 (Foto: Marcelo Brand/G1)
A Kinder apostou em produtos que trazem brindes licenciados, como Star Wars, Max Steel e Meu Malvado Favorito, além de Feras e Bruxas, criação da empresa. Outra novidade é o Kinder Chocolate ½ Metro, com 24 tabletes, ao preço de R$ 30.

Arcor

A Arcor manteve a sua linha de ovos com a personagem Tortuguita, que traz brindes como fones de ouvido, um gravador que grava e distorce a voz ao reproduzi-la e uma Tortuguita que salta os olhos ao ser apertada.
Há ainda o ovo que vem dentro de uma maleta com desenhos dos personagens Moana, Pua e Maui em alto relevo, além do ovo colocado dentro de um carro de rally do desenho Carros.
Brindes da Tortuguita nos ovos de Páscoa  (Foto: Marcelo Brandt/G1)Brindes da Tortuguita nos ovos de Páscoa  (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Brindes da Tortuguita nos ovos de Páscoa (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog