sábado, 30 de dezembro de 2017

Último fim de semana de 2017, no DF, tem pancadas de chuvas e trovoadas

Por Letícia Carvalho

Chuva no Eixo Monumental, no centro de Brasília (Foto: Nilson Carvalho/GDF/Divulgação)
Chuva no Eixo Monumental, no centro de Brasília (Foto: Nilson Carvalho/GDF/Divulgação)

O último dia do ano de 2017 no Distrito Federal será marcado por pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, assim como ocorreu neste sábado (30). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o tempo fique nublado a encoberto no domingo (31).

Segundo a meteorologista Odete Chiesa, apesar do prognóstico, durante a contagem regressiva para 2018 o risco de precipitações é “pequeno”.
“A possibilidade de chuva é maior nos períodos do dia em que a temperatura está mais alta. No fim da noite e na madrugada, as temperaturas descem”, explicou Odete Chiesa.
A temperatura mínima prevista para domingo é de 18 ºC e a máxima, 29 ºC. A umidade do ar deve variar entre 95% e 55%. Neste sábado, a mínima foi de 19 ºC e a máxima, 30 ºC
O volume de chuvas em dezembro superou as expectativas para o mês. Até as 17h deste sábado, havia chovido no DF 265,8 milímetros – índice acima da média histórica, de 246 milímetros. As precipitações ajudaram a aumentar o volume dos reservatórios que abastecem a capital federal.
Na última sexta-feira, os níveis das bacias de Santa Maria e do Descoberto atingiram 29% da capacidade. Com a marca, o volume de água das duas maiores bacias do DF se igualou pela primeira vez nos últimos seis vezes. A última vez que as barragens registraram o mesmo índice foi em 19 de junho deste ano, com 50,6%.
Em janeiro, a chuva deve voltar a cair com mais frequência e intensidade. Segundo o Inmet, a partir da primeira semana do mês, a chegada de uma frente fria ao DF deve causar mais áreas de instabilidade e nuvens de chuva.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados