
Seis em cada dez brasileiros defendem saída de Temer seguida de eleições diretasPedro Ladeira/27.7.2017/Folhapress
64,2% dos eleitores brasileiros defendem que o melhor para o Brasil neste momento seria o afastamento do presidente Michel Temer seguido de eleições diretas. Outros 15,6% defendem a intervenção militar como melhor para o País. O afastamento de Temer com Rodrigo Maia como presidente é defendido por 5,6% dos eleitores. Já a permanência de Temer no cargo, por 6,9%. Os resultados foram detectados em uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (31) .
Apesar de alto apoio da população, a possibilidade de eleições diretas não está em discussão neste momento. Na próxima quarta (2), os deputados federais decidem em plenário se autorizam o prosseguimento da denúncia da (PGR) Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. A expectativa do governo é que a denúncia seja arquivada. Neste caso, o presidente segue no poder até as eleições de 2018.
Temer só será afastado caso se torne réu pelo STF (Supremo Tribunal Federal). E para isso acontecer, o Supremo precisa acatar a denúncia. A Suprema Corte, no entanto, só irá analisar o caso se ao menos 342 deputados votarem contra o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia.
Em caso de afastamento de Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) assume o posto até que o julgamento seja concluído no STF. Se o presidente for absolvido, volta ao poder. Se for condenado, é afastado definitivamente e somente neste caso Rodrigo Maia marca eleições indiretas.
Veja abaixo o resultado da pesquisa:
Para o Sr(a), o que seria melhor para o Brasil?
(pergunta estimulada)
O afastamento do Michel Temer, com eleições Diretas 64,2%
Intervenção Militar 15,6%
A permanência de Michel Temer como Presidente 6,9%
O afastamento do Michel Temer, com Rodrigo Maia como Presidente 5,6%
(pergunta estimulada)
O afastamento do Michel Temer, com eleições Diretas 64,2%
Intervenção Militar 15,6%
A permanência de Michel Temer como Presidente 6,9%
O afastamento do Michel Temer, com Rodrigo Maia como Presidente 5,6%
Nenhuma dessas opções 4,9%
Não sabe/ não opinou 2,9%
Não sabe/ não opinou 2,9%
O levantamento foi feito com 2.020 eleitores através de entrevistas pessoais com eleitores de 25 Estados e Distrito Federal em 156 municípios entre os dias 24 e 27 de julho de 2017, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20% das entrevistas. A amostra tem um grau de confiança de 95,% e margem de erro de dois pontos porcentuais para os resultados gerais.
Fonte:R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário