segunda-feira, 31 de julho de 2017

Seis em cada dez brasileiros defendem saída de Temer seguida de eleições diretas

Seis em cada dez brasileiros defendem saída de Temer seguida de eleições diretas
Seis em cada dez brasileiros defendem saída de Temer seguida de eleições diretasPedro Ladeira/27.7.2017/Folhapress
64,2% dos eleitores brasileiros defendem que o melhor para o Brasil neste momento seria o afastamento do presidente Michel Temer seguido de eleições diretas. Outros 15,6% defendem a intervenção militar como  melhor para o País. O afastamento de Temer com Rodrigo Maia como presidente é defendido por 5,6% dos eleitores. Já a permanência de Temer no cargo, por 6,9%. Os resultados foram detectados em uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (31) . 
Apesar de alto apoio da população, a possibilidade de eleições diretas não está em discussão neste momento. Na próxima quarta (2), os deputados federais decidem em plenário se autorizam o prosseguimento da denúncia da (PGR) Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. A expectativa do governo é que a denúncia seja arquivada. Neste caso, o presidente segue no poder até as eleições de 2018.

Temer só será afastado caso se torne réu pelo STF (Supremo Tribunal Federal). E para isso acontecer, o Supremo precisa acatar a denúncia. A Suprema Corte, no entanto, só irá analisar o caso se ao menos 342 deputados votarem contra o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia. 
Em caso de afastamento de Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) assume o posto até que o julgamento seja concluído no STF. Se o presidente for absolvido, volta ao poder. Se for condenado, é afastado definitivamente e somente neste caso Rodrigo Maia marca eleições indiretas. 
Veja abaixo o resultado da pesquisa:
Para o Sr(a), o que seria melhor para o Brasil?
(pergunta estimulada)

O afastamento do Michel Temer, com eleições Diretas 64,2%
Intervenção Militar 15,6%
A permanência de Michel Temer como Presidente 6,9%
O afastamento do Michel Temer, com Rodrigo Maia como Presidente 5,6%
Nenhuma dessas opções 4,9%
Não sabe/ não opinou 2,9%
O levantamento foi feito com 2.020 eleitores através de entrevistas pessoais com eleitores de 25 Estados e Distrito Federal em 156 municípios entre os dias 24 e 27 de julho de 2017, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20% das entrevistas. A amostra tem um grau de confiança de 95,% e margem de erro de dois pontos porcentuais para os resultados gerais.

Fonte:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados