segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Roubos crescem e comerciantes até dormem em loja em Araraquara, SP

O número de roubos cresceu em Araraquara e São Carlos (SP) em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A situação preocupa e um casal de comerciantes de Araraquara resolveu até dormir na loja de cosméticos para evitar mais roubos. A cidade teve alta 39,02% nesse tipo de crime.
Em um quarto improvisado, Vanessa Sader e o Fabiano Fogaça estão dormindo todas as noites. No mês passado, bandidos entraram de madrugada e levaram mais de R$ 4 mil em produtos.
Casal improvisa quarto em loja para inibir roubos em Araraquara (Foto: Reprodução/EPTV)Casal improvisa quarto em loja para inibir roubos em Araraquara (Foto: Reprodução/EPTV)
“Além da gente ter um investimento alto de montar a loja, tem o investimento de mercadoria e tudo. A hora que você chega aqui e vê que levaram quase tudo o que você investiu é muito ruim”, afirmou Fogaça.
Finais de semana, feriados, todos os dias [dormimos na loja]. Nossa casa passou a ser aqui. Fico mais aqui do que em casa"
Vanessa Sader, comerciante
A saída foi para evitar mais prejuízo. “Finais de semana, feriados, todos os dias [dormimos na loja]. Nossa casa passou a ser aqui. Fico mais aqui do que em casa”, afirmou Vanessa.
Por causa do medo, também reforçaram a segurança da loja. Colocaram sensores, trincas, câmera de segurança e uma barra de ferro na porta. “Outro prejuízo do tamanho desse a gente não ia suportar”, destacou a comerciante.
Eles também tiveram que investir mais em segurança na loja em Araraquara (Foto: Reprodução/EPTV)Eles também tiveram que investir mais em segurança na loja em Araraquara (Foto: Reprodução/EPTV)
Roubos crescem
O número de roubos em Araraquara cresceu 39,02% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado. O número de casos saltou de 41 para 57.
Em São Carlos, os números também preocupam. No mês passado foram registrados 60 roubos, enquanto no mesmo mês do ano de 2016 foram 52, um aumento de 15%. Os furtos também cresceram. Em janeiro, passaram de 238 para 280 casos.
O especialista em segurança pública João Almeida (Foto: Reprodução/EPTV)O especialista em segurança pública João Almeida
fala sobre os roubos (Foto: Reprodução/EPTV)
Lei e consumo de drogas
O especialista em segurança pública João Almeida explica que o aumento desse tipo de crime está relacionado ao consumo de drogas. “Não são aqueles roubos ou furtos que você enxerga que são ações de quadrilhas especializadas. São pessoas que estão fazendo pequenos crimes apenas para o consumo de drogas”, disse.
Para ele, a impunidade também estimula a criminalidade. “A nossa legislação é muito falha. A polícia prende, a Polícia Civil faz um inquérito bem feito. A hora que vai para a Justiça na Vara Criminal, o juiz tem dificuldade de penalizar porque a lei protege”, destacou Almeida.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados