Viva estreia “Os Anos 80 Estão de Volta”, recordando Rock in Rio, Diretas Já e Chacrinha
Duh Secco
Clássico do humor, “TV Pirata” será reverenciado em nova série do Viva
O Canal Viva abre sua programação 2017 promovendo mais uma deliciosa viagem ao passado. No segundo domingo de janeiro (8), estreia “Os Anos 80 Estão de Volta”, com roteiro de Guilherme Bryan, direção deste e direção geral de Darcy Bürger. Na série de 11 episódios, destaques da música, do teatro, da moda e da televisão serão rememorados por meio de depoimentos de figuras emblemáticas para o período.
O projeto foi todo gravado em 2015, antes do falecimento de Darcy, em agosto deste ano. O diretor já havia declarado a respeito da produção: “Na minha opinião, é uma geração que deixou um legado enorme para o futuro. É puramente afetivo, é uma série em que me vi nela totalmente”.
Nomes como Elke Maravilha (também falecida este ano), Dado Villa-Lobos, Diogo Vilela, Kid Vinil, Kiko Zambianchi, Léo Jaime, Marcelo Tas, Michael Sullivan, Miguel Falabella, Nelson Motta e Sandra de Sá estão entre os convidados da atração.
Dos temas abordados, destaque para o primeiro Rock in Rio e o surgimento de bandas como Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso, o movimento das Diretas Já, o início das composições musicais para crianças e adolescentes, a importância de Abelardo Barbosa (Chacrinha) no cenário musical, e a consagração do “TV Pirata”, “Armação Ilimitada” e dos videoclipes do “Fantástico”.
“Os Anos 80 Estão de Volta” será exibida aos domingos, às 18h, com reprise na semana seguinte, aos sábados, também às 18h. Relembre na galeria abaixo dez destaques desta década, já vistos no Canal Viva.
Com “Água Viva”, a Globo passou a investir em cenas externas; novela mostrava alta sociedade vivendo à beira-mar. Na foto, Glória Pires (Sandra) e Maria Padilha (Beth).
O “TV Mulher” dialogava com o sexo feminino de uma maneira moderna, sem trata-las como donas de casa abnegadas; na foto, Marília Gabriela e o estilista Ney Galvão.
Ilze Scamparini, hoje correspondente na Itália, de óculos moderninho na cobertura do primeiro “Rock in Rio”; festival reuniu 1,6 milhão de pessoas.
No dominical “Mixto Quente”, bandas como Barão Vermelho se apresentavam em praias cariocas; projeto nasceu após o êxito do “Rock in Rio” (1985).
A música também esteve presente no “Fantástico”; ter um clipe produzido pela revista eletrônica era sinônimo de sucesso.
Estrelada por Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André d’Biase), “Armação Ilimitada” trouxa a linguagem do videoclipe e as referências da cultura pop para a dramaturgia.
“Top Model” atingiu em cheio os jovens, ao apostar num elenco pré-adolescente; trama popularizou a moda praia. Na foto, o surfista Saldanha (Evandro Mesquita).
Já “A Gata Comeu” trouxe os brincos geométricos, as estampas ‘new wave’ e o cabelo assimétrico de Jô Penteado (Christiane Torloni); também na foto, Marilu Bueno (Tetê).
Ainda nas novelas, “Roque Santeiro”, maior audiência do horário das oito na década de 80; obra proibida pela Censura foi liberada em 85, com a nova república.
“Vale Tudo” discutiu a honestidade nos tempos da superinflação, em que todo mundo só queria se dar bem; na foto, Regina Duarte (Raquel) e Glória Pires (Fátima). Fonte:RD1
Nenhum comentário:
Postar um comentário