O tetracampeonato não veio, mas em pesquisa realizada com todos os chefes de equipe da Fórmula 1, Lewis Hamilton, da Mercedes, foi eleito o melhor piloto de 2016. Trata-se da tradicional enquete anual realizada pelo site britânico especializado em automobilismo “Autosport”. Dirigentes das onze escuderias do grid participaram do levantamento. Cada um apontou os dez melhores da temporada, que receberam pontos equivalentes ao atual sistema de pontuação da F1 (1º - 25 pts, 2º - 18 pts, 3º - 15 pts…).
Vice-campeão mundial, Hamilton somou 234 pontos. Já o campeão Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, ficou apenas em terceiro no somatório, com 176, atrás também de Max Verstappen, revelação da RBR, com 183. Daniel Ricciardo, também da RBR, foi o quarto, seguido por Sebastian Vettel, da Ferrari. Os brasileiros Felipe Massa (Williams) e Felipe Nasr (Sauber) não apareceram no top 10.
Compromissos pós-campeonato
Após a decisão do campeonato, em Abu Dhabi, Hamilton permaneceu na cidade para uma sessão de testes de pneus Pirelli de 2017 realizada na última terça-feira, que contou também com as participações de Kimi Raikkonen, Max Verstappen e Daniel Ricciardo. O britânico deixou a atividade precocemente alegando não estar se sentindo bem e que assumiu o volante do Mercedes W05 foi o alemão Pascal Wehrlein, que disputou a temporada pela Manor. O campeão Nico Rosberg, por sua vez, esteve na Malásia, país do principal patrocinador da Mercedes, para participar de compromissos profissionais referentes à conquista do título.
Confira o top 10
1 Lewis Hamilton (Mercedes) - 234 pontos
2 Max Verstappen (RBR) - 183
3 Nico Rosberg (Mercedes) - 176
4 Daniel Ricciardo (RBR) - 133
5 Sebastian Vettel (Ferrari) - 90
6 Fernando Alonso (McLaren) - 67
7 Kimi Raikkonen (Ferrari) - 61
8 Sergio Perez (Force India) - 52
9 Valtteri Bottas (Williams) - 26
10 Carlos Sainz Jr (STR) 25
Quem votou:
Toto Wolff (Mercedes)
Christian Horner (RBR)
Maurizio Arrivabene (Ferrari)
Vijay Mallya (Force India)
Claire Williams (Williams)
Eric Boullier (McLaren)
Franz Tost (STR)
Gunther Steiner (Haas)
Fred Vasseur (Renault)
Monisha Kaltenborn (Sauber)
Dave Ryan (Manor)
Fonte:Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário