sexta-feira, 29 de junho de 2018

Mutirão oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania na Zona Norte do Recife

Mutirão ocorre no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife (Foto: Estúdio IMG/Prefeitura do Recife)
Mutirão ocorre no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife (Foto: Estúdio IMG/Prefeitura do Recife)

O bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, recebe um mutirão com mais de 100 serviços gratuitos oferecidos pelo Programa Governo Presente. A ação é realizada no sábado (30), das 8h ao meio-dia, no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte.

Entre os serviços disponíveis na ocasião, estão a emissão de documentos e atendimentos sobre regularização de contas de luz e água e inscrições em cursos profissionalizantes. Além disso, são realizadas atividades nas áreas de saúde, assistência social, cidadania e orientações jurídicas sobre empreendedorismo, direitos humanos, da pessoa com deficiência e do consumidor.
Durante o mutirão, a Secretaria de Defesa Social promove a emissão de segunda via de RG e CPF enquanto o Balcão de Direitos emite segunda via de certidões de nascimento, óbito e casamento.
Para tirar o RG, é necessário levar duas fotos 3x4. No caso do CPF, quem tem até 16 anos precisa apresentar certidão e comprovante de residência. Para quem tem a partir de 17 anos, devem ser apresentados o título de eleitor e o certificado de reservista. No caso das certidões, o interessado deve levar, se possível, uma cópia do documento ou saber o cartório onde foram emitidas.
Emissão de RGs é um dos serviços oferecidos no Parque da Macaxeira (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Emissão de RGs é um dos serviços oferecidos no Parque da Macaxeira (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Emissão de RGs é um dos serviços oferecidos no Parque da Macaxeira (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Durante o mutirão, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude realiza o Plantão da Mediação de Conflitos, que lida com problemas entre familiares e vizinhos por meio de acordos.

Mulheres com idade entre 25 e 59 anos de idade podem fazer, no local, o exame preventivo de colo de útero, conhecido como papanicolau. É necessário não ter tido relação sexual no dia anterior ao exame, não estar menstruada e não usar duchas ou medicamentos vaginais nos três dias anteriores ao exame.
Também no local, os advogados da Defensoria Pública prestam orientações jurídicas sobre ações cíveis do Direito de Família, conciliação, divórcios, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade.
Com o Procon, os moradores podem se informar sobre direitos do consumidor, registrar queixas sobre relações de consumo e ter acesso a serviços como negociação de débitos e orientação jurídica.

Mamógrafo móvel

Exames de mamografia ficam disponíveis para mulheres entre 50 e 69 anos, no caminhão equipado com mamógrafo da Prefeitura do Recife. São oferecidas 40 vagas, sem necessidade de agendamento. As pacientes precisam levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado fica pronto em até 20 dias, na unidade mais próxima onde a ação foi realizada.
Mulheres podem fazer exame de mamografia no mamógrafo móvel do Recife no mutirão (Foto: Secretaria de Saúde do Recife/Divulgação)Mulheres podem fazer exame de mamografia no mamógrafo móvel do Recife no mutirão (Foto: Secretaria de Saúde do Recife/Divulgação)
Mulheres podem fazer exame de mamografia no mamógrafo móvel do Recife no mutirão (Foto: Secretaria de Saúde do Recife/Divulgação)
Profissionais de saúde também oferecem atualização dos cartões de vacina e aferição de pressão arterial, teste de glicose e testes rápidos para detecção do vírus HIV e sífilis. Preservativos masculinos e femininos e lubrificantes também podem ser retirados no local.

Além disso, as crianças podem receber orientações sobre os cuidados com a higiene bucal e ganhar um kit com escova e creme dental. Atividades que envolvem competição de robô, oficina de animação digital e de jogos educativos estão disponíveis através do Programa Municipal de Robótica na Escola.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog