sexta-feira, 29 de junho de 2018

Fiéis e grupos de bumba meu boi prestam homenagens a São Pedro em São Luís



Grupos de Bumba meu boi amanheceram nesta sexta-feira (29) no largo da Capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus na capital, para prestar homenagens ao santo. Com muita música, cultura e religiosidade, milhares de pessoas se juntaram aos batalhões que pedem bençãos e pagam promessas ao santo que é padroeiro dos pescadores e dos grupos de boi.

O festejo é um dos mais tradicionais do Maranhão, sendo considerado um marco da cultura e religiosidade no estado. Os primeiros grupos começaram a chegar desde a noite dessa quinta-feira (28) após saírem de apresentações em arraiais de São Luís e seguiram para a frente da capela entoando toadas que embalam os apaixonados pela cultura popular maranhense.
Grupos de Bumba meu boi e fiéis participam de festa em comemoração a São Pedro em São Luís.  (Foto: Reprodução/TV Mirante)Grupos de Bumba meu boi e fiéis participam de festa em comemoração a São Pedro em São Luís.  (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Grupos de Bumba meu boi e fiéis participam de festa em comemoração a São Pedro em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Em seguida, os brincantes subiram até a capela onde agradecem ao santo pela proteção durante o período junino. A tradição já dura mais de 60 anos. Por conta da festa, o trânsito de São Luís na região do bairro João Paulo foi alterado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Além do encontro dos bois, as homenagens religiosas à São Pedro devem ser realizadas em alto-mar. Às 6h30 desta sexta, a imagem de São Pedro saiu do largo de São Pedro em direção a rampa Campos Melo, no Cais da Praia Grande na capital, para a tradicional procissão marítima. Ao sair do local, as embarcações seguem em um percurso que passa pelo Porto de Genipapeiro, Ponta d’Areia, Barragem do Bacanga e para a rampa Campos Melo, por quase duas horas.

Brincantes de boi sobem até a Capela de São Pedro para prestar homenagens ao santo. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Brincantes de boi sobem até a Capela de São Pedro para prestar homenagens ao santo. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Durante o percurso, centenas de fiéis acompanham a imagem e aproveitam para renovar a fé no santo. Além das três principais embarcações, outros barcos de pequeno porte seguem prestando homenagens e uma embarcação da Capitania dos Portos acompanha todo o trajeto para garantir a segurança dos fiéis.
Este ano, a procissão começou mais cedo por conta do clima que deve ficar mais seco durante a manhã. Uma das organizadoras do evento, Regina Soeiro, afirma que muitos fiéis vieram de outras cidades para participar do evento.
“Muita gente de fora já está vindo para São Luís, justamente para participar. Infelizmente não temos embarcação para todos, seria bom né, mas quem sabe um dia pode acontecer isso. Pelo menos o povo vem, participa e fica ali orando por nós que estamos no mar”, conta.

Outras homenagens

A programação em homenagem ao santo continua durante todo o dia. A partir das 17h será realizada a procissão terrestre, que sai da Capela de São Pedro e segue pelas ruas do centro de São Luís e retorna para o Largo de São Pedro. Após a chegada da procissão, será realizada uma missa campal, seguido por um momento de ação de graças com a participação do Boi Barrica.

À tarde, a partir das 17h, acontece a procissão terrestre, que sairá da capela e seguirá pelas ruas de São Pantaleão, entrada da Casa das Minas, do Passeio, Largo do Cemitério do Gavião, Avenida Ribamar Pinheiro, Avenida Rui Barbosa, Múcio Teixeira, retornando ao Largo de São Pedro. Após a chegada da procissão, será celebrada missa campal.
Imagem de São Pedro foi levada em barco que seguiu por duas em procissão.  (Foto: Reprodução/TV Mirante)Imagem de São Pedro foi levada em barco que seguiu por duas em procissão.  (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Imagem de São Pedro foi levada em barco que seguiu por duas em procissão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog