segunda-feira, 14 de maio de 2018

Estudantes denunciam assaltos a ônibus no caminho para a UFMA



Os estudantes que precisam do transporte público para chegar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) denunciam o medo a caminho do campus. Eles contam que os assaltos dentro dos ônibus são frequentes no trajeto Terminal da Praia Grande - UFMA e acontecem quando há um fluxo maior de passageiros, principalmente durante a tarde.

“Horário da noite já aconteceu alguns assaltos. Mas em boa parte das vezes que teve assalto no Campus 311, foi durante a tarde”, contou o estudante Felipe Cardoso.
Alunos denunciam que assaltos ocorrem dentro do ônibus que faz a linha para o campus do Bacanga (Foto: Reprodução/TV Mirante)Alunos denunciam que assaltos ocorrem dentro do ônibus que faz a linha para o campus do Bacanga (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Alunos denunciam que assaltos ocorrem dentro do ônibus que faz a linha para o campus do Bacanga (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O aluno Michel Kenaz disse que os criminosos se disfarçam de alunos e anunciam o assalto em trechos de pouco movimento.
"Entram no ônibus e quando chega perto da UFMA pegam o celular, anunciam o assalto e levam o que eles podem levar. É um problema muito sério, muito complicado para nós, alunos que dependem deste meio de transporte", explicou.
O trajeto do terminal até a universidade dura 15 minutos, em média. De acordo com os estudantes, é tempo suficiente para os criminosos disfarçados anunciarem o assalto em meio ao aperto dentro do coletivo.
“Ali mesmo na parada do CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnologias) é costumeiro ter assalto. É perigoso demais" ” relatou o estudante Bruno Vieira.
Alunos contaram que até mesmo em paradas dentro da universidade há risco de ser assaltado (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Alunos contaram que até mesmo em paradas dentro da universidade há risco de ser assaltado (Foto: Reprodução/TV Mirante)
A universitária Bruna Almeida contou que já presenciou ações criminosas, lamenta pela falta de segurança e teme ser mais uma vítima.
"É uma sensação complicada. Eu acho que deveriam investir mais em segurança porque os que os alunos podem fazer? A gente já denunciou, mas são assaltos recorrentes", reclamou.
Além disso, o aluno Rafael Silva informou que a falta de segurança sempre aconteceu no ônibus que vai para o campus, uma das tantas preocupações de quem estuda na Universidade Federal do Maranhão.
"Esse sofrimento de estar o tempo todo atento para o redor, olhando para os lados para ver o que está acontecendo, com medo de ser assalto. Então é constrangedor, é desconfortável. O estudante já passa pelo sofrimento todo da vida acadêmica e tem que lidar com mais essa situação de poder sofrer um assalto vindo ou mesmo aqui mesmo dentro da Universidade, porque já aconteceu", declarou o aluno.
A Secretaria de Segurança Pública informou que faz a segurança nas vias de acesso ao campus da UFMA no Bacanga com abordagens no transporte coletivo e fiscalizações no trânsito e que conta com câmeras de segurança que ajudam no monitoramento dos acessos à universidade.
A empresa responsável pela linha do campus não se pronunciou sobre as reclamações dos estudantes.

Fonte:G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog