sábado, 13 de janeiro de 2018

Moradores do Havaí recebem mensagem com alarme falso de míssil balístico



Moradores do Havaí receberam na manhã deste sábado (13) um alerta em seus celulares de que havia um míssil em direção ao estado americano.
O alerta dizia "Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure um abrigo imediato. Este não é um teste". Segundo a rede americana CNN, o alerta foi enviado graças a um erro de um funcionário do governo.
No Twitter, a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí afirmou que o alarme é falso. O órgão, no entanto, não disse se o alerta foi disparado por engano.
De acordo com a agência Reuters, o Comando Militar do Pacífico afirmou que "não detectou míssil balístico direcionado ao Havaí", e que a mensagem enviada foi um erro.
"Nos escondemos imediatamente. Eu estava com meus filhos rezando. Agora estou extremamente irritado", disse à emissora "CNN" o congressista Matt LoPresti ao contar sua experiência no caso.


A mensagem completa ainda dizia que a ameaça foi detectada pelo Comando Militar do Pacífico, e que o míssil poderia cair em terra ou no mar dentro de poucos minutos. A instrução dada foi de procurar abrigos e ficar longe de janelas.

A cidade de Honolulu, no Havaí, neste sábado (13) após um alarme falso de míssil balístico (Foto: Eugene Tanner/AFP)
A brasileira Andrea Quiming mora há 18 anos no Havaí, Ela relatou à GloboNews a sensação de ser sido acordada pelo alerta. "Tínhamos 15 minutos para tentar nos abrigarmos. É um pânico, foi um susto enorme. Fechamos as janelas com madeira, colocar água nas banheiras e providenciar as coisas de emergência".
A empresária também comentou que estranhou a falta de alertas das sirenes de alarme. "Demorou cerca de 15 minutos para descobrirmos que era um alarme falso", completou.





Fonte:G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog