sábado, 5 de agosto de 2017

Toyota terá fábrica nos EUA com Mazda, e Trump comemora

Presidente da Toyota, Akio Toyoda, cumprimenta o da Mazda, Masamichi Kogai, no anúncio da parceria, em Tóquio (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)
Presidente da Toyota, Akio Toyoda, cumprimenta o da Mazda, Masamichi Kogai, no anúncio da parceria, em Tóquio (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

As montadoras japonesas Toyota e a Mazda anunciaram nesta sexta-feira (4) um acordo para abrir uma nova fábrica nos Estados Unidos em 2021. O investimento previsto é de US$ 1,6 bilhão. A localização da futura unidade não foi informada.

Nessa linha conjunta, a Toyota deverá produzir o Corolla, alterando o plano anterior de transferir a fabricação do modelo do Canadá para uma nova fábrica no México, que já está sendo construída.
No início do ano, a montadora foi ameaçada pelo presidente Donald Trump, no Twitter, de pagar impostos mais altos caso decidisse importar unidaded do Corolla feitas no México. Com o anúncio desta sexta, o presidente dos EUA comemorou a notícia com um novo post.
A futura fábrica nos EUA terá capacidade de produzir 300 mil veículos por ano, divididos entre as duas montadoras.
Além do Canadá, a montadora produz o sedã para o mercado norte-americano na unidade do Mississippi, nos EUA, cuja linha será mantida.
Com o novo plano, a unidade que está sendo erguida pela Toyota no México, com o investimento de US$ 1 bilhão, receberá a produção da picape Tacoma.

Parceria por elétricos

A parceria entre Toyota e Mazda prevê que uma empresa detenha pequenas fatias acionárias da outra. A Toyota, segunda maior montadora do mundo em vendas no ano passado, terá uma participação de 5% na Mazda. A outra montadora terá 0,25% da concorrente.
Além da produção conjunta, elas vão desenvolver tecnologias para veículos elétricos e vão trabalhar em conjunto para desenvolver tecnologias de informação nos carros e funções de direção autônoma.

Fonte:G1 e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog