quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Dúvidas de Ivana em “A Força do Querer” irritam travestis e trans

 Fábio Almeida

Dúvidas de Ivana em "A Força do Querer" irritam travestis e trans
Ativistas estão irritados com os “erros” de Gloria Perez em “A Força do Querer”
As dúvidas que Ivana (Carol Duarte), de “A Força do Querer”, vive para descobrir se é transgênero, travesti, gay ou nenhuma das alternativas têm incomodado a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Na trama, ela já se considera trans, mas ativistas apontam erros de Gloria Perez sobre a explicação de orientação sexual e identidade de gênero na novela.
No Facebook, a Antra divulgou uma nota pública para a autora corrigindo as definições sexuais e de gênero que a novela da Globo errou. Nos capítulos, Elis Miranda, travesti interpretada por Silvero Pereira, chegou a dizer que travestis são “gays” e “transformistas” e que transgêneros não fazem mudanças corporais.
“A novela […] tem prestado um relevante serviço quando aborda a questão da transmasculinidade vivida pela personagem Ivan/Ivana, e tem prestado grande serviço de informação acerca da temática. Porém, tem deixado a desejar quando a identificam como transgênero. No nosso entendimento, a personagem é um homem trans, inspirada na obra “Homem Trans”, do escritor João W. Nery”, diz o texto na rede social.
O escritor citado na publicação é uma das inspirações de Gloria Perez para criar Ivana, que criticou os erros de “A Força do Querer” sobre o assunto. “Agora me preocupei com a assessoria da novela da Gloria Perez. Desde quando travesti não é transgênero? Alguma coisa está errada aí”, escreveu em seu perfil no Facebook.
Por fim, a Associação diz querer “contribuir para que a novela de fato possa ser um canal de entretenimento e também educativo diante dessa complexidade que são as identidades de pessoas trans, população tão vulnerável devido à exclusão provocada pela transfobia”.
Confira a carta na íntegra:





Fonte:RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog