sexta-feira, 14 de julho de 2017

Secretaria de Saúde de Tupãssi identifica vírus que causou surto de vômito e diarreia



A Secretaria de Saúde de Tupãssi, no oeste do Paraná, identificou o vírus que tem causado surtos de vômito e diarreia na população.

Segundo nota técnica, divulgada nesta sexta-feira (14), os exames realizados em infectados indicaram a presença do norovírus, um grupo de vírus que provoca inflamação no estômago e no intestino.
A situação está sendo controlada em parceria com a Regional de Saúde, conforme a Secretaria. No último balanço, 131 pacientes haviam sido atendidos com os sintomas da doença.
Além de diarreia e vômito, os doentes também sentiam náuseas, calafrios, dores musculares e cansaço. Os sintomas melhoram entre um e três dias.
O vírus é altamente contagioso e de fácil transmissão, diz a prefeitura. No inverno, os surtos acontecem com mais frequência onde há maior concentração de pessoas em lugares fechados.
As pessoas podem se infectar com o vírus de diversas maneiras. As principais são:
  • Contato direto com uma pessoa infectada
  • Toque em superfícies contaminadas e levando à boca ou alimentos infectados
  • Comer alimentos ou ingerir líquidos contaminados
A recomendação é para que pacientes em tratamento evitem contato com outras pessoas por pelo menos dois dias depois que os sintomas desaparecerem. Lavar as mãos adequadamente também é fundamental.


Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog